terça-feira, 30 de março de 2010

Vergonha: Pça Irmãos Miranda


Ta no blog do Roberto Almeida:
robertoalmeidacsc.blogspot.com

Existe uma questão pessoal entre os responsáveis pelo Jornal Cidade e o prefeito Luiz Carlos de Oliveira. Por isso mesmo o periódico tem batido sistematicamente na prefeitura e só a situação lamentável da Praça Irmãos Miranda já foi mostrada duas ou três vezes no veículo de imprensa. Não sei se o governante não está ligando por pirraça contra o jornal, ou porque o município está sem dinheiro. O fato é que a Praça, separada da Avenida Santo Antônio apenas por dois prédios comerciais e uma igreja precisa urgentemente de uma reforma. O que está ali desmerece o centro de Garanhuns. Atenta contra o nosso clima, enfeia o relógio de flores na outra ponta da cidade, entristece o Cristo, lá no Alto do Magano, depõe contra a beleza e o vigor do Euclides Dourado e do Pau Pombo, assusta até os visitantes do Santuário da Mãe Rainha, localizado a seis ou oito quilômetros de distância.
Caro prefeito Luiz Carlos, A Praça Irmãos Miranda tal como está é uma indignidade. Acho que o Sr. deve fazer um esforço para realizar uma bela reforma naquele local. Não só porque o Jornal Cidade e as rádios vivem batendo. Mas principalmente para tirar aquela mancha do centro urbano de Garanhuns, extirpando a mais horrenda favela do município e dessa maneira possibilitando dignidade as pessoas que por ali transitam. Ao mesmo tempo, resgatando o nome dos irmãos que ali tombaram, vítimas da tragédia ocorrida na Suíça Pernambucana em 1917. Do jeito que está, os Miranda continuam a ser mortos um pouquinho de novo, todos os dias. Que se fale com o governador, com os deputados, que se pegue o dinheiro da campanha do IPTU e ISS, que se faça alguma coisa para obter recursos e fazer daquela área um local limpo, bonito, transitável, parecido com outros recantos de Garanhuns tão amados e admirados. Por favor, Sr. Prefeito, pense nisso. Faça um esforço. Não pense nos seus críticos ou detratores. Pense no povo que já lhe elegeu duas vezes e merece essa e outras ações. Acabe com aquele arremedo de praça e faça uma de verdade. Estarei aqui para ser o primeiro a aplaudir e tenho certeza que até o Jornal Cidade dará destaque na primeira página a transforção pela qual passou a histórica Praça Irmãos Miranda.

Blog da Transparencia:
P.S: Depois de um post como esse...não resta mais nada a dizer senão indignar-se mais uma vez. Isto é simplesmente uma VERGONHA e falta de CARÁTER politico. Tenham respeito pelos votos que tiveram do povo de Garanhuns.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Exemplo: A nova arte popular pernambucana


Jornal do Commercio
Publicado em 28.03.2010


Artesãos do Agreste driblam a falta de apoio e reconhecimento e conquistam colecionadores e espaço no mercado de ambientação
Bruno Albertim
balbertim@jc.com.br

GARANHUNS – Nos anos 1940, Vitalino mercava tranquilamente seus bois e utensílios na Feira de Caruaru. Objetos corriqueiros, usados em casa ou até como brinquedos. Ao fim daquela década, depois da grande 1ª Exposição de cerâmica pernambucana, organizada pelo desenhista Augusto Rodrigues no Rio de Janeiro, as peças do mestre e de seus pares começaram a cruzar fronteiras. Conquistaram críticos, colecionadores e ajudaram a flexibilizar a barreira entre as artes erudita e popular. Um de seus bois está hoje no Louvre. Até Picasso chegou a expor um boi de Vitalino ao lado de um quadro seu. Entusiasmado, disse que tinham a mesma importância. Muitos anos depois, uma nova escola se configura no universo do artesanato e da arte popular pernambucana.

Não se sabe se essa nova produção terá lugar no panteão restritivo dos grandes criadores. Mas o fato é que, autodidatas ou incentivados por artistas urbanos, designers e estetas, novos artesãos saem do anonimato e são descobertos por colecionadores e pelo mercado de ambientação. Moradores de sítios sem CEP definido ou ônibus na porta, novos severinos, luizas e josés começam a ganhar identidade com suas obras. “Já trabalhava com artesanato da África, da Indonésia e me encantei com a produção de gente praticamente desconhecida e autodidata. Eles têm muita força para entrar no mercado de ambientação”, opina o decorador Marcos Machado, que representa especificamente no Recife grupo de artesãos de Garanhuns.

Para que esses artistas cheguem ao grande público, há quase sempre a presença de uma pessoa ou instituição dispostos a ensiná-los o caminho do mercado. Justamente em Garanhuns, a pequena comunidade de novos artesãos só começou a abandonar o anonimato após a advogada Ielma Lucena decidir aproveitar o tempo livre ganho com a aposentadoria para se dedicar a eles. Transformou sua própria residência na Galeria Mãos da Terra. Direta ou indiretamente, quase uma dezena de mestres estão ligados a ela.

Sua casa é uma profusão de peças, a maior parte de grandes dimensões, invadindo cômodos e jardins. Uma rotina nem sempre tão bonita quanto a arte que encerra. “Pela falta de apoios oficiais, já que nem sempre os órgãos percebem o potencial turístico e cultural que esses artistas representam, muitas vezes dá vontade de desistir. Tenho mantido com recursos próprios artesãos trabalhando constantemente. Fico triste quando preciso dispensar um deles”, diz ela, que amarga uma perda recente.

Dono de uma perícia impressionante para trabalhar a madeira, o artesão conhecido como Seu João dos Mamulengos largou o elenco da galeria. Cansado de esperar pelo retorno financeiro na venda das peças, migrou para São Paulo. “Foi trabalhar como pedreiro”, diz. Na galeria, repousam as últimas toras delicadamente transformadas em cabras enormes.

A maior parte dos artesãos, felizmente, encontrou na criação a profissionalização possível. É o caso do versátil Serginho de Garanhuns, 28. Depois de ter encarado toda a sorte de bicos para livrar a família da fome, ele se mudou de um sítio distante para a cidade e hoje dá expediente como artesão.

Suas mãos convertem agilmente toras de árvores mortas em santas de até quase dois metros, traços elementares e icônicos como os de ex-votos. “São peças muito expressivas”, elogia o médico e arquiteto Lúcio Omena, colecionador que tem usado obras do artista no desenho de ambientes. Para dar um certo acabamento aos objetos, Serginho muitas vezes talha um Sagrado Coração de Jesus no corpo das esculturas. Polivalente, executa também animais, figuras humanas e utilitários como o banco em forma de lobo-guará que vem se tornando sua marca registrada. “Vejo as coisas no mundo e vou fazendo”, diz ele.

Sua grande influência, naturalmente, é o pai. Conhecido como Mestre Valdecir da Silva, este senhor de 66 anos vive ainda meio isolado num sítio em Canhotinho. Seu trabalho consiste em grandes peças figurativas de madeira, quase sempre homens de paletó cujo acabamento lembra ex-votos totêmicos. Adeptos de grandes peças, aliás, são uma constante na região. Um dos mais respeitados é Valfrido de Oliveira César, o Mestre Fida.

Ele constrói esculturas articuladas chamadas de homens-cata-vento, comercializadas pela Mãos da Terra. Os braços são grandes pás sensíveis à ação do vento. “Quando eu era pequeno, vi um parecido. Todo mundo se entusiasmava com aquilo. Pensei: quando for grande, vou fazer”, diz Mestre Fida. Na virada do milênio, um grande barco de seis metros com cinco esculturas dele dentro integrou uma mostra em São Paulo sobre os 500 anos do Brasil.

sábado, 27 de março de 2010

Shows Fantasmas: Apuração em demais órgãos está avançada

Tá no Jornal do Comercio
Publicado em 27.03.2010


Em paralelo às investigações internas do governo estadual, o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria Geral da União (CGU) também investigam o escândalo dos shows fantasmas desde dezembro. Na Procuradoria da República em Pernambuco, as investigações solicitadas pelas deputadas Miriam Lacerda (DEM), Terezinha Nunes (PSDB) e pelo ex-secretário de Turismo, deputado Sílvio Costa Filho (PTB), estão em fase avançada. Apesar de o procurador Antônio Carlos Barreto Campello preferir não informar detalhes da diligência, por questões formais, a apuração do JC adianta que informações de municípios supostamente beneficiados com shows da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) já estão em posse do MPF.
“O procedimento encontra-se em fase de instrução, ou seja, de coleta de provas. Ainda não é possível estipular data (prazo para finalização) pois algumas provas vão depender de diligências a serem realizadas por outras instituições. Além do mais, a vinda de provas aos autos constantemente gera a necessidade de se realizarem outras diligências, para confirmar ou não alguns dados mencionados. A investigação está em pleno curso, desenvolvendo-se na velocidade adequada”, afirmou o procurador Barreto Campello, em entrevista por e-mail. Ele também informou que, em caso de confirmação das irregularidades, “caberá o ajuizamento de ação de improbidade administrativa e, na hipótese de o fato constituir crime, deverá também ser ajuizada ação criminal.”

Estão entre os documentos consultados pelo JC, um ofício do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) notificando, a pedido do MPF, vereadores do município de Ipubi (Sertão) para que prestassem esclarecimentos ao promotor de Justiça do município, Fernando Portela Rodrigues, no dia quatro de março. O assunto: “eventual realização de shows no dia 27/12/2008, nos festejos natalinos desta cidade, com apresentação das bandas Forró do Muído, Tropicália e Orquestra Brasil”. Informações não confirmadas pelo MPF também dão conta que os empresários responsáveis pelos shows foram notificados para prestar depoimento, no Recife, no dia 9 de março.

Na Controladoria Geral da União, o foco não é apenas o convênio Festejos Natalinos 2008, firmado entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Empetur, ao custo de R$ 2,5 milhões. De acordo com a assessoria do órgão, a CGU já investigava os convênios em torno da realização de eventos turísticos há algum tempo, mas decidiu focar em Pernambuco após um pedido da Polícia Federal (PF). A PF solicitou ajuda da CGU após o deputado Sílvio Costa Filho visitar a sede da Polícia no Recife, em dezembro, solicitando

Exemplo::ONU pode selecionar Orquestra Cidadã Meninos do Coque como um dos 10 melhores projetos sociais do mundo


Tá no blog do Jamildo:
POSTADO ÀS 20:24 EM 26 DE Março DE 2010
O maestro Cussy de Almeida está eufórico e não é para menos.

Ele recebeu hoje a informação de que a Organização das Nações Unidas (ONU) pode selecionar o projeto social da Orquestra Cidadã Meninos do Coque como um dos 10 melhores projetos sociais do mundo

A inscrição do nome da entidade no concurso internacional foi feita pela Caixa Econômica Federal, hoje um dosmaiores patrocinadores do projeto social, ao lado de 19 outros projetos sociais. Agora, a orquestra vai concorrer com outras cerca de 100 iniciativas de todo o mundo.

A seleção final ocorrerá em outubro, com a escolha dos 10 melhores projetos em todo o mundo, em uma festa em Dubay, nos Emirados Árabes.

Os meninos e meninas da orquestra vão tocar lá.

Não precisa nem ganhar nem ficar em terceiro. O reconhecimento ao trabalho social já é o mais relevante. De parabéns, além do maestro, o juiz Targino.

Orquestra Cidadã dos Meninos do Coque é vencedora do Prêmio Darcy Ribeiro de 2009

Depois de gravação de DVD, meninos do Coque farão turnê nacional

Meninos do Coque vão gravar primeiro CD e DVD no final do mês em super festa na UFPE

Odebrecht vai construir e doar uma sede nova para orquestra cidadã Meninos do Coque

Caixa dá R$ 720 mil para a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque

O Coque que toca o Planalto

sexta-feira, 26 de março de 2010

AL: verba para vereador pagou curso de design de sobrancelha


Ta no Terra::

O Ministério Público Estadual de Alagoas ingressou na Justiça, na quinta-feira, com um pedido de suspensão do repasse da verba de gabinete pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Maceió diretamente aos vereadores. O MP aponta irregularidades no uso dos R$ 27 mil que cada vereador tem direito a receber por mês. Entre a quantia utilizada indevidamente estão R$ 7,8 mil destinados para o pagamento de um curso de design de sobrancelhas.

Atualmente, os repasses são feitos de forma indenizatória, ou seja, os vereadores gastam e depois são ressarcidos dos valores. Um relatório da Promotoria de Justiça expõe detalhadamente como é gasta a verba de gabinete. O estudo foi feito a partir da prestação de contas referente aos cinco primeiros meses de 2009 - quando a Mesa Diretora enviou os documentos da prestação da contas. Desde então, os vereadores não repassaram mais a a prestação de contas requisitada pelo órgão ministerial, o que também foi objeto de pedido na ação.

A promotora de Justiça Fernanda Moreira calcula que a verba de gabinete da Câmara Municipal de Maceió chega anualmente a mais de R$ 6,8 milhões. Em cinco meses, os vereadores gastaram mais de R$ 233 com material gráfico; mais de R$ 286 mil com a contratação de bandas musicais; R$ 433,9 mil com a locação de automóveis e R$ 477,4 mil com a compra de combustíveis. Em média, cada um dos vereadores gasta em alimentação R$ 5 mil por mês.

Além da verba utilizada para o pagamento do curso de design de sobrancelhas, outros gastos isolados chamaram a atenção da promotoria. Entre eles, a doação de R$ 250 para uma banda de forró, um curso de oratória e um tratamento odontológico que foram custeados com a verba de gabinete. O MP aponta ainda que parte do dinheiro é utilizado para o pagamento de hospedagens, inclusive em hotéis de Maceió - onde moram e atuam os vereadores -, e a aquisição de passagens para terceiros.

A promotora cobrou que a Mesa Diretora seja responsável pelas licitações na compra de material de escritório, limpeza, gráfica, combustíveis, locação de veículos - que lideram a lista de gastos da Câmara. Como se trata de despesas de custeio, deveriam integrar o orçamento da Câmara e a geração de despesa deveria estar sujeita a licitação que abrangesse os gastos de forma global, de modo a atender o princípio da eficiência, publicidade e economicidade, segundo Fernanda Moreira.

"Não dá para entender um gasto tão alto com locação de veículos, quando eles poderiam ser comprados e integrados a frota da Câmara, ou seja, passariam a ser patrimônio público", disse. "As notas também chamam atenção pelo gasto com assessoria de comunicação, quando a própria CMM disponibiliza este serviço, sem contar os gastos com divulgação e publicidade que entram em choque", afirmou.

A promotora ainda questionou o uso de consultorias na área jurídica e contábil, argumentando que a própria Câmara Municipal possui órgãos com tal finalidade. "Os vereadores têm por hábito apresentar os recibos dos serviços após a compra ou aquisição dos serviços, levando a Mesa Diretora a quitá-los sem que seja verificado se os itens comprados ou serviços adquiridos foram entregues", disse.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Preso em Caruaru o ex-prefeito Neguinho Teixeira


Tá no blog do Magno Martins de hoje:

Preso em Caruaru o ex-prefeito Neguinho Teixeira

Foi preso agora há pouco em Caruaru, o ex-prefeito e ex-vereador Manoel Teixeira de Lima (Neguinho Teixeira), (PSDC), acusado de improbidade administrativa e irregularidades em torno da Lei de Licitações, quando no exercício no cargo, e que teve seus bens recentemente bloqueados pela Justiça.

Teixeira foi detido pela Polícia Civil, recolhido inicialmente para a 1ª Delegacia, e depois para o presídio Juiz Plácido de Souza.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Curso de Medicina em Garanhuns na UPE


Tá no blog do Jamildo de Hoje a tarde:

O deputado Fernando Ferro (PT/PE) está empenhado em levar para Garanhuns a Faculdade de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE).

Líder do PT na Câmara, Ferro participou agora à tarde de uma reunião com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Governador Eduardo Campos e o reitor da UPE, Antônio Calado. A expectativa é que já no segundo semestre deste ano sejam abertas as inscrições para o vestibular.

Para o Governador Eduardo Campos, a missão do Estado é aumentar o número de médicos formados, interiorizando a oferta do ensino superior e garantindo educação de qualidade para jovens. “Estamos atendendo a política de educação do Governo Lula e possibilitando a democratização do conhecimento”, afirmou.

Para o deputado Fernando Ferro esta decisão, que envolve O governo de Pernambuco e o Governo Federal é a realização do sonho de transformar Garanhuns em uma cidade pólo de educação para o agreste meridional. “Agora será possível formar alunos filhos da região que atuem nas redondezas e possam prestar um melhor serviço à sociedade”, destacou o parlamentar.

Filho de Garanhuns, Fernando Ferro sabe o que é deixar a casa dos pais para buscar a especialização na cidade grande. Formado em Engenharia Elétrica pela UFPE, muito cedo teve que aprender a viver longe da família.

“Muitos dos colegas desistiam de seguir em frente nos estudos por conta da distância com o meio familiar e social. Agora, com a chegada da UPE em Garanhuns, ganha a sociedade, ganham as famílias e ganha o futuro do nosso país. O Ministro da Educação, Fernando Haddad, mostrou-se interessado e garantiu que todo o trâmite necessário para que o curso inicie suas atividades será agilizado.

FAMEG – O reitor da UPE, Antônio Calado, estuda uma forma de incorporar na primeira turma os cerca de 40 alunos que estavam cursando medicina na Fameg . “ É vontade do Governador Eduardo Campos devolver a estes jovens o direito a freqüentar uma faculdade. Vamos buscar uma alternativa legal para que todos tenham condições de continuar os estudos”, afirmou.

Blog da Transparencia: Só nos resta dar um imenso PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSS ao deputado Fernando Ferro e ao Governador Eduardo Campos. Muito obrigado deputado, muito ombrigado Governador. Garanhuns e região agradecem imensamente.

Festa Paschalia: Aleluia Garanhuns!

Garanhuns, apesar das polêmicas, tem uma vocação natural para realização de grandes eventos de cunho cultural. Taí a festejada e merecida premiação do Garanhuns Jazz, a 20ª versão que estar por vir do Festival de Inverno(O maior e melhor do Brasil), o Festival de literatura, e por ai vai. Agora, na semana santa,mais precisamente de 01 a 03 de abril,será realizado a festa PASCHALIA, uma mostra de musica e arte sacra. Aproveitando o friozinho da serra,ou melhor das colinas a cidade tem tudo para ser o point alternativo a Gravatá e Fazenda nova nesta semana santa. Parabéns aos idealizadores e Aleluia Garanhuns!.
Segue abaixo a programação.


Clic na imagem para ampiar.

terça-feira, 23 de março de 2010

PREFEITURA É CONTRA REALIZAÇÃO DA GARANHETA

Deu no blog Agenda Garanhuns:
NOTA OFICIAL

Em virtude do surgimento de informes veiculados em emissoras de Rádio quanto a volta da realização do evento denominado de Garanheta, a Prefeitura Municipal de Garanhuns torna público que não há projetos públicos para este fim, bem como, informa que o Governo Municipal não apóia tal iniciativa, sendo, inclusive, terminantemente contrário a volta da realização da Festividade, decisão tomada após reunião envolvendo todos os membros (Prefeito, Vice-prefeito, Secretários Municipais e Presidentes de Autarquias Municipais) deste Governo Municipal.

Tal posição se justifica no considerável acréscimo nos índices de violência e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas durante o período de realização da Festividade, fato apresentado por autoridades policiais; assim como pelos altos investimentos públicos para o fim, aliado a falta de retorno financeiro para o comércio local, posição esta, apresentada por Órgãos que representam a classe empresarial de Garanhuns.

Portanto, a Prefeitura Municipal de Garanhuns sequer cogita a possibilidade do Governo Municipal voltar a realizar o evento denominado de Garanheta, por acreditar que ele não contribui para o desenvolvimento sócio, econômico e cultural do Município de Garanhuns.

Garanhuns-PE, 23 de março de 2010.


LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Prefeito de Garanhuns

segunda-feira, 22 de março de 2010

TCE recomenda a rejeição das contas da prefeitura de Paranatama




A Segunda Câmara do TCE emitiu parecer prévio recomendando a rejeição das contas da Prefeitura de Paranatama do exercício financeiro de 2005 devido à prática de diversas irregularidades, entre elas a não aplicação do percentual mínimo de 25% na manutenção e desenvolvimento do ensino tal como exige a Constituição. O ordenador de despesas era o ex-prefeito Reginaldo Leonel e Silva (PT) e o relator do processo foi o auditor substituto Marcos Flávio Tenório de Almeida.

De acordo com o relatório prévio de auditoria, a Prefeitura repassou o duodécimo da Câmara após o dia 20 nos meses de fevereiro, março, julho, agosto, setembro, outubro e dezembro, afrontando dispositivo constitucional, e não aplicou 60% dos recursos do Fundef na remuneração dos professores. Além disso, não enviou a prestação de contas do Fundo Próprio de Previdência, deixou de cobrar o IPTU tal como já fizera nos anos de 2001, 2002, 2003 e 2004 além de ter-se envolvido com fraude em processos licitatórios.

A equipe de auditoria da Inspetoria de Garanhuns, ao analisar as licitações e contratos, identificou fortes indícios de direcionamento e montagem de processos com base nos dados da denúncia feita pelo Ministério Público em decorrência do desbaratamento de uma organização criminosa especializada em fraudes contra a administração pública que atuava nos Estados de Pernambuco e Alagoas, ação conhecida como "Operação Suíça".

sábado, 20 de março de 2010

E Garanhuns Armando Monteiro?



Ta no blog do Magno:

Mais de mil pessoas estiveram no início da tarde deste sábado no Arcoverde Sport Club, para ver a apresentação do Plano de Obras e Ações do município em 2010, orçado em 13.1 milhões de reais, feita pelo prefeito Zeca Cavalcanti (PTB), junto com os deputados federais Armando Monteiro (PTB) e Carlos Eduardo Cadoca (PSC). Além de populares, também foram ao clube secretários municipais, vereadores, ex-prefeitos e lideranças políticas da região.

Dentre as ações anunciadas estão o calçamento de 50 ruas do município, construção de canais em dois bairros, aberturas de novas avenidas no centro, melhoria do sistema de distribuição de água, construção de casas populares, de uma policlínica, de três quadras poliesportivas e de uma creche que beneficiará três bairros de Arcoverde. No evento, Zeca Cavalcanti também anunciará a construção do novo mercado público e o plano para o São João deste ano.

Prestem Atenção:
Aliado de Zeca Cavalcanti, Armando Monteiro elogiou o plano, afirmando que o prefeito tem demonstrado cada vez mais ser 'uma administrador moderno, competente e sintonizado com a população do município'. Armando tem atuado em Brasília para garantir recursos para o município. Entre 2007 e 2009, foram mais de R$ 7 milhões assegurados por meia de emendas parlamentares.

Blog da Transparencia:
Vocês leram direito? 7 milhões em emendas para Arcoverde. E Garanhuns? quanto de emendas o deputado mandou? Se mandou quanto foi e para que obras foram destinadas? Queremos saber. Agora para finalizar... E o nosso prefeito? quando é que vai anunciar um plano de ação deste por aqui?

Verbas não preocupam a Fundarpe




Publicado em 23.03.2010
Jornal do Comercio


Por trás do Festival Pernambuco Nação Cultural, há um sentimento expresso de pioneirismo em política de cultura. Na expectativa pela sanção do Plano Nacional de Cultura, em tramitação no Senado após aprovação na Câmara dos Deputados, Edgar Andrade, Coordenador do Núcleo de Economia da Cultura da Fundarpe, afirma que a gestão descentralizadora já antevê novas diretrizes do Governo Federal. “Estamos ajudando o Governo Federal a preparar os municípios para o Sistema Nacional de Cultura. Uma das nossas prioridades é a capacitação de gestores”, diz.
Com a iminência das novidades, a Fundarpe já fez uma simulação do orçamento que pode vigorar após a aprovação do Plano – idealmente, seria algo em torno de R$ 270 milhões. Atualmente, são R$ 111 milhões de recursos previstos para os investimentos do órgão em 2010, R$ 22 milhões para o Nação Cultural.

O desafio habitual é o cumprimento das metas e acordos estabelecidos. O Nação Cultural de 2009 deixou dívidas com produtores e artistas, queixosos por não terem recebido parte ou total dos seus cachês. “As prefeituras tinham responsabilidade orçamentária, mas não puderam cumprir com a contrapartida, o que fez com que tivéssemos que arcar com as pendências e enfrentar um imenso ritual administrativo”, explica Luciana. A presidente afirma que as pendências foram fruto da crise econômica, mas as mudanças na conjuntura devem evitar que se repitam. “Todo o Carnaval foi pago sem nenhum problema”, afirma.

Segundo Luciana, também não há risco de haver superfaturamento de cachês, como apontam as denúncias sobre a gestão de Sílvio Costa Filho na Secretaria de Turismo. “Temos uma estrutura organizada de realização de licitações. Não repassamos recursos”, afirma. (L.F.M.)

Blog da Transparencia:

Boa noticia para o nosso Festival de Inverno,ao menos segundo a nota recursos não irão faltar. Vamos ver de que forma nossos agentes culturais irão acompanhar e cobrar mais investimentos para Garanhuns. Afinal, é a 20ª Versão do FIG. Anos passado Garanhuns deixou de ser realizadora para ser mera apoiadora do evento. Isso náo pode continuar.

Sílvio Costa quer fazer Garanhuns virar a Las Vegas brasileira




Por Fernanda Odilla, na Folha de S. Paulo

O projeto que libera os jogos de azar no país está prestes a ganhar uma emenda para transformar o interior nordestino em Las Vegas.

O deputado Silvio Costa (PMN-PE) quer incluir cassinos no projeto de legalização do jogo. "Assim como Las Vegas foi construída no meio do deserto, o Nordeste pode ganhar a sua Las Vegas", diz ele, que sugere Garanhuns (PE), terra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ser a capital do jogo no Brasil.

Costa, que ainda prepara a emenda e busca apoio no Congresso, não é o único defensor da volta dos cassinos. O relator do projeto, deputado Régis de Oliveira (PSC-SP), diz ser a favor da emenda e está disposto a incluí-la se houver consenso na Câmara.

"Os cassinos constavam na proposta original, mas foram retirados para minimizar os confrontos. Há muita gente que é contra", diz Oliveira, ponderando que cassinos têm poder de revitalizar muitas cidades do interior do país.

Um dos porta-vozes da legalização é o empresário Marco Aurélio Lage, da Confederação Nacional do Turismo. Herdeiro de um dos mais luxuosos cassinos brasileiros, o Hotel Brasil, em São Lourenço (MG), ele defende a liberação do jogo para revitalizar estâncias hidrominerais de São Paulo e Minas.

Desde 1946, quando os jogos foram proibidos pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, os hotéis que sobreviveram sem cassinos perderam prestígio e turistas. "De imediato, pelo menos 50 hotéis estão preparados para voltar a operar e gerar ao menos 200 mil empregos diretos e indiretos", diz Lage.

Ele pretende retomar as conversas e o trabalho pela liberação dos cassinos após a aprovação dos projetos sobre o pré-sal no Congresso.

Blog da Transparencia:

E aí? Será esta uma alternativa para alavancar o desenvolvimento econômico de Garanhuns? ao meu ver se for LEGAL, a exemplo do que aconteceu nos Estados Unidos não vejo mal algum. Mas... e o povo de Garanhuns oq acha? Opine.

Izaias responde...



É tudo legal - Sobre a denúncia do prefeito de Brejão, Sandoval Cadengue (PSB), de que estaria usando eleitoralmente o SESI, o deputado Izaias Régis (PTB) esclarece que desde 1995 a Associação Comercial, entidade social de sua propriedade, promove exames de prevenção, através de um convênio com a instituição.

blog do Magno Martins
20-03-2010

Blog da Transparencia:

Caros leitores vcs perceberam um detalhe da nota escrita acima? leiam o termo com atenção: "Entidade de sua propriedade"... Isso quer dizer que a ACIG - Associação Comercial e Industrial de Garanhuns é uma propriedade particular do deputado. Tá explicado. Tirem suas conclusões...

sexta-feira, 19 de março de 2010

Prefeito de Brejão acusa Izaias Regis por uso eleitoral do sistema S


Deu no blog do Magno Martins:

Uso eleitoral - O prefeito de Brejão, Sandoval Cadengue, está indignado com o deputado Izaias Régis. Segundo ele, o parlamentar usa acintosamente a estrutura do SESI para fazer campanha. “Ele – diz Cadengue - coloca um carro de som propagando exames gratuitos para a população. Não creio que a CNI aprove isso”.

Blog da Transparencia:

Isso aqui em Garanhuns todo mundo já sabia, mas ninguem tinha coragem de falar. Talvez agora com a denuncia de mais um prefeito, o Ministerio Público finalmente seja provocado e investigue. É muita cosa errada que existe nesta ACIG que controla os atendimentos medicos com recursos e parceria com o Sistema S. Médicos ganhando miséria e o povo pagando pelo mau atendimento. Tem boi na linha por ai. É bom que isso não fique do jeito que está. O TRE também devia dar uma fiscalizada pois o deputado se utiliza desses atendimentos para fazer politica com a maquina do sistema S. Vamos ficar de Olho e aguardar, afinal de contas é dinheiro subsidiado repassado pelo Governo Federal ao SESI e que não pode ser usado com fins eleitoreiros. É uso da máquina explícito. Parabéns ao prefeito Sandoval pela denuncia. Já era tempo!

terça-feira, 16 de março de 2010

Dedo na Ferida...


O Prefeito de Garanhuns Luiz Carlos de Oliveira, segundo informações, tem dito a todos os interessados em saber que não medirá esforços para reeleger o seu candidato a Deputado Estadual o Sr. Izaias Régis. Ao contrário da ultima eleição, quando na ocasião eram Inimigos e Adversários Politicos, este ano a história mudou. O Deputado virou parceiro e aliado de primeira grandeza do prefeito e vice-versa, o que na politica é coisa natural(Infelizmente). Porém para a população de Garanhuns a titulo do que foi dito ontem no programa Jornal da Sete 2ª Edição do incansável, corajoso e destemido jovem Fernando Rodolfo, a população de Garanhuns quer ver esclarecida algumas questões que se não unem... conjecturam esses 02 cidadãos. Segue abaixo::

1ª)A população de Garanhuns quer saber quando sai o resultado da SINDICÂNCIA instalada pelo prefeito Luiz Carlos para apurar o escândalo VERGONHOSO E CRIMINOSO da ponte do rio Baraunas? Quem foram os (I)responsáveis? Queremos os nomes.
2ª) Quando é que a prefeitura vai ter a responsabilidade e senssibilidade para reformar a FAVELA da praça IRMÃOS MIRANDA em pleno centro de Garanhuns?
3ª) Quando é que o Deputado vais divulgar o Fechamento da ACIAGAM? denunciada por ex-prefeitos no envolvimento até a alma em falcatruas e desvios de recursos do Min. do Turismo?
4º)Quem é? e o que faz o secretário de Desenvolvimento de Garanhuns? Para que serve esta secretaria em Garanhuns? Pois até o presente momento oq se tem percebido é o SUCATEAMENTO da Industria e do Comercio de Garanhuns. Palmares, na zona da mata sul do Estado, acabou de receber esta semana uma Industria com investimentos na ordem de 25 milhões de reais e que vai empregar mais de 300 trabalhadores da cidade e região da mata sul. Vitória de Santo Antão, para quem viaja com frequencia para o Recife, está construindo o seu parque Industrial bem nas margens da BR duplicada para todo mundo ver. Caruaru,Toritama,Santa Cruz,Carpina,Bom Conselho, nem se fala. E o q nosso secretario faz? NADA. Nem ao menos uma explicaçãozinha no rádio, uma nota no Jornal ou nos Blogs.
5º)Quantos postos de trabalho foram gerados? e quantas industrias foram trazidas para Garanhuns nestes 08 anos de mandato de Deputado na ALEPE, pelo excelentissimo Izaias Régis? Afinal, para quem não se lembra, geração de renda e emprego, capacitação da mão de obra do jovem de Garanhuns e região foi o principal mote de campanha do deputado nas ultimas eleições. E agora Deputado? oq o Sr. Tem a dizer a seus eleitores? Com qual discurso o Sr. irá bater a porta do eleitorado de Garanhuns?
O sr. não pode nem falar que tentou pelas vias do TURISMO DE EVENTOS, pq o resultado todo mundo viu e já sabe. E ai?

Não vou para os proximos quesitos pois o post está ficando longo e cansativo. Mas, não vou deixar de lembrar aos e-leitores deste modesto blog o quanto temos de questionar esta classe politica de Garanhuns que quer tomar a todo custo as rédeas do destino de Garanhuns. Vamos ficar de Olho e não vamos cansar de cobrar. Garanhuns não aguenta mais tanto descaso, escândalos e falta de respeito com a maquina pública. Que venham as eleições 2010, e que com ela venha a MUDANÇA que nossa cidade e regiao precisa.

P.S: Os citados nesta matéria poderão manifestar seu direito sagrado de resposta nos enviando e-mail com suas defesas para o e-mail: carlosalexandre.gus@gmail.com (Portal da Transparencia 2010).

segunda-feira, 15 de março de 2010

Pesquisa anota empate, com Dilma à frente de Serra




POSTADO ÀS 09:45 EM 15 DE MARÇO DE 2010
Deu no blog do Josias de Souza

O repórter Lauro Jardim levou à coluna Radar uma trinca de notas cujo teor pode trincar o já combalido ânimo da oposição. Confira abaixo:

- Na frente? 1: De acordo com informações já do conhecimento do partido, o PSDB saiu-se mal em uma pesquisa nacional de intenção de voto a ser divulgada na quarta-feira.

Ela mostra um empate técnico de José Serra e Dilma Rousseff, mas com a petista 1 ponto porcentual à frente. A pesquisa foi feita entre 5 e 10 de março com 2 002 pessoas em 142 municípios.

- Na frente? 2: Outra pesquisa, desta vez encomendada pelo PT, foi levada ao Planalto na sexta-feira. Deu pela primeira vez Dilma Rousseff 3 pontos à frente de José Serra.

- O rei dos palanques está aflito: Aos mais próximos, Lula tem reclamado da (falta de) desenvoltura de Dilma Rousseff nos palanques. Avalia que os seus discursos são longos e sem emoção.

Presidente do tucanato, Sérgio Guerra levou ao seu microblog um comentário: “O PSDB desconhece qualquer resultado antecipado de pesquisas”, escreveu.

“Nossos monitoramentos indicam que José Serra continua liderando essa corrida”. A sondagem que está prestes a vir à luz foi feita pelo Ibope. Resta agora aguardar pela quarta-feira.

O último levantamento, feito pelo Datafolha, acomodara Dilma nos calcanhares de Serra –quatro pontos percentuais a separavam do tucano.

A eventual ultrapassagem, ainda que em quadro de empate técnico, converterá a apreensão dos oposicionistas em pânico.

domingo, 14 de março de 2010

Investigações da PF detectam 30 mil casos de corrupção


Agencia Estado:

A Polícia Federal investiga 29.839 crimes contra a administração pública, aponta relatório da corporação enviado ao Ministério da Justiça e à Casa Civil.

Os delitos detectados são corrupção, peculato, tráfico de influência, fraudes em licitações, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação e concussão (extorsão praticada por funcionário público).

Os quase 30 mil inquéritos estão distribuídos pelas 27 superintendências regionais da PF. Seu objetivo é identificar fraudadores do Tesouro em oito modalidades previstas no capítulo do Código Penal que trata dos crimes contra a administração.

O acervo é relativo a investigações iniciadas, em sua grande maioria, a partir de 2003. Nesse período de sete anos, a PF deflagrou 1.023 operações, nas quais prendeu 13.024 suspeitos. O maior volume de inquéritos foi instaurado entre 2008 e 2009, quando os federais executaram 523 missões que culminaram com a prisão de 5.138 investigados, "envolvidos em vultosos desvios de recursos federais".

O relatório da PF pede a criação e estruturação de duas divisões com atribuições específicas, uma para reprimir desvios de recursos e outra para investigar servidores e políticos envolvidos em malversação. A PF afirma que as novas divisões serão dotadas de estrutura mínima - com remanejamento de pessoal interno, praticamente sem gastos complementares - e que elas representarão "forte instrumento de combate àquilo que já se pacificou ser a principal mazela do País".

Para incluir as divisões em seu organograma e as colocar em ação, a PF precisa que elas sejam criadas por decreto presidencial. "Teremos, assim, duas unidades especializadas para projetar, gerenciar e desenvolver ações policiais contra os crimes em prejuízo do erário cometidos por servidores públicos federais, atualmente em número de 2,112 milhões, além de particulares", ressalta a PF.

O Sistema Nacional de Procedimentos (Sinpro) da PF indica que, dos quase 30 mil inquéritos, 13.798 apuram crime de peculato - quando o servidor se apropria de dinheiro ou bem público. Outros 3.649 se referem a prevaricação, caracterizada quando uma autoridade retarda ou deixa de praticar ato de ofício por interesse próprio. Em terceiro lugar estão os inquéritos por corrupção passiva (3.488). Para investigar fraudes em licitações há 3.292 inquéritos. A seguir estão os feitos sobre corrupção ativa (2.240). Uma estimativa dos valores desviados ainda depende do mapeamento dos inquéritos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sexta-feira, 12 de março de 2010

MPPE obtém liminar proibindo shows na Fábrica Tacaruna


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por ação da promotora de Justiça Alda Virgínia de Moura, obteve na Justiça, na última segunda-feira (8), liminar proibindo a realização de shows e eventos de grande porte nas instalações da antiga Fábrica Tacaruna.

A decisão foi do juiz de Direito José Viana Ulisses Filho, da Sétima Vara da Fazenda Pública, que levou em consideração o risco iminente de danos ao patrimônio histórico e cultural do estado.

Com a decisão da Justiça, o Estado de Pernambuco fica proibido de autorizar a promoção de eventos na referida área, sob pena de multa de R$ 100 mil, por cada evento realizado.

Em 21 de julho de 2009, a promotora de Justiça Alda Virgínia de Moura expediu recomendação para que os órgãos governamentais não emitissem alvará para a realização de shows na Fábrica Tacaruna enquanto não fossem concluídas as obras de preservação do local.

O documento foi emitido após audiência pública realizada com representantes da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico (Fundarpe) e da Secretaria de Cultura do Recife.

Diante do seguido descumprimento da recomendação, a promotora ingressou, em 4 de fevereiro deste ano, com ação civil pública requerendo, liminarmente, a proibição de shows musicais e eventos de grande porte no local.

quinta-feira, 4 de março de 2010

E você, quem eliminaria da política de Garanhuns?




Lendo o blog: Agenda Garanhuns, me deparei com um post de certa forma interessante e resolvi replica-lo. Trata-se de um Paredão bem ao estilo BBB da rede globo só que com os politicos de Garanhuns. Leia abaixo a íntegra deste paredão e o resultado da eleiminação. Muito interessante...

No Jornal da sete, 2ª edição, o seu apresentador, o jornalista Fernando Rodolfo, fez pesquisa, ironizando a irrisória história de eliminação do Big Brother Brasil, quando por votação se tem que eliminar alguém da “casa mais vigiada do Brasil”. Rodolfo fez uma espécie de paródia da tal “eliminação” e perguntou o seguinte: “Se fosse para eliminar alguém da política de Garanhuns, quem você eliminaria?” Vale dizer que o jornalista não apresentou nomes.

Resultado: dos 20 ouvintes, 14 disseram que eliminariam o prefeito Luiz Carlos de Oliveira (PDT); 05 afirmaram que eliminariam o deputado estadual Izaías Régis (PTB); e apenas 01 ouvinte disse que eliminaria o ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz (PHS).

Pelo que se vê, se levarmos em consideração os ouvintes do horário do Jornal da sete, parece existir de fato uma maciça rejeição quanto o prefeito desta cidade.

Postado por AGENDA GARANHUNS às 10:19

terça-feira, 2 de março de 2010

Justiça condena ex-presidente do Banco do Nordeste a devolver R$ 7 bi


Valor Economico

BRASÍLIA - A Justiça Federal condenou o ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) Byron Costa de Queiroz e outras cinco pessoas a devolverem mais de R$ 7 bilhões à instituição financeira, segundo o Ministério Público Federal no Ceará. Eles foram sentenciados também à suspensão dos direitos políticos e ao pagamento de multa por improbidade administrativa, adulteração de registros contábeis, rolagem de dívidas ilegais e outras operações fraudulentas.

A ação foi movida pelo procurador do Ministério Público Federal no Ceará, Alessander Sales, com base em balancetes do banco de 1997 a 2000. O juiz federal João Luis Nogueira Matias constatou que várias atividades, como rolagem de dívidas e de operações de crédito, eram feitas sem análise técnica, causando sérios prejuízos ao banco.

De acordo com a condenação, Byron de Queiroz terá os direitos políticos suspensos por oito anos e terá de pagar multa no valor de R$ 200 mil. Os outros condenados são os ex-diretores Raimundo Sobrinho, Osmundo Rebouças e Ernani de Melo - todos com suspensão dos direitos políticos por cinco anos e pagamento de multa de R$ 100 mil cada um.

Marcelo Bonfim e Antônio de Menezes, mais dois envolvidos, também terão os direitos políticos suspensos por cinco anos e deverão pagar multa, cada um, equivalente a R$ 70 mil.