
VAGUINALDO MARINHEIRO
ENVIADO ESPECIAL A SÓFIA
A Bulgária vive uma "febre Dilma". Jornais, revistas e televisões acompanham o dia a dia da campanha no Brasil, e muitos jornalistas já estão de malas prontas para cobrir in loco a possível eleição de uma "búlgara para presidir a sétima maior economia do mundo".
Se o Quênia festejou a vitória de Barack Obama, que tem pai queniano, a Bulgária quer festejar a de Dilma, que tem pai búlgaro.
Somos um país muito pequeno, e a possibilidade de alguém que teve um pai búlgaro ocupar um cargo tão importante nos deixa emocionados", afirma Jorge Nalbantov, apresentador da TV7, que viajará ao Brasil para fazer a cobertura da eleição presidencial.
A Bulgária tem cerca de 7,5 milhões de habitantes, população que vem caindo devido à migração e à baixa taxa de natalidade (1,4 filho por mulher, em média). Há dez anos, eram 8,1 milhões de habitantes.
Dilma é descrita pelos meios de comunicação como "dama de ferro", "Margaret Thatcher brasileira" e "toda-poderosa do governo Lula". Algumas vezes foi chamada erroneamente de "primeira-ministra do Brasil".
Certas reportagens citam sua participação em grupos da luta armada e no roubo, em julho de 1969, do "cofre do Adhemar", que teria pertencido ao ex-governador de São Paulo e que era guardado no Rio. Essa operação foi organizada pela VAR-Palmares, na qual a ex-ministra militou, mas ela nega ter participado do roubo.
Na última quinta-feira, um dos principais jornais de Sófia, o "Trud" (algo como o trabalhador), dedicou duas páginas inteiras à ex-ministra e suas raízes búlgaras.
ABRAÇOS À BULGÁRIA
No sábado, o mesmo jornal trouxe mais uma grande reportagem com o título: "Dilma Rousseff: Quero Mandar Abraços para a Bulgária". Era baseada numa resposta dada pela candidata após entrevista no SBT.
Segundo o "Trud", Dilma disse que ir à Bulgária é uma de suas prioridades e que desejava mandar uma abraço a todos os búlgaros.
Alguns jornais e programas de televisão dizem que ela é búlgara, apesar de a candidata nunca ter ido ao país e de não falar búlgaro.
Já foram publicados títulos como: "Uma búlgara pode ser presidente do Brasil".
"Eu tento explicar para os jornalistas que ela não é búlgara, assim como não sou polonês", afirma Paulo Américo Wolowski, embaixador do Brasil em Sófia e que viu explodir o interesse da mídia local pelo Brasil.
EM BUSCA DE HERÓIS
Para Rumen Stoyanov, professor de literatura da Universidade de Sófia, a Bulgária sente falta de figuras ilustres.
"Nós precisamos de heróis. Somos um povo pequeno, que está diminuindo porque o búlgaro não quer ter filho. Por isso, é importante que ressaltemos o exemplo de alguém com sangue búlgaro com destaque fora do país", afirma Stoyanov.
Dilma não é a primeira "semi-búlgara" a ser festejada na Bulgária. Entre os heróis nacionais está John Vincent Atanasoff, considerado o inventor do computador digital. Ele nasceu e viveu a vida toda nos EUA. Mas tinha, claro, um pai búlgaro.
EM TERMOS DE LIBERDADE, A EMPRESARIA FRANCISCA DE SOUZA CAVALCANTI E SUA FILHA, A ADVOGADA FABIANE DE SOUZA PASSOS DERAM SEMANA PASSADO UM PESSIMO EXEMPLO PARA A SOCIEDADE DE GARANHUNS. AS DUAS, MOVIDAS POR UMA FURIA INJUSTIFICADA, COMETERAM O CRIME DE INVASÃO DE DOMICILIO (TCO Nº.06.018.0134.182/2011.3.3 - CONFECCIONADO JUNTO A 1ª DP DE GARANHUNS PELO AGENTE POLICIAL EXPEDIDTO - 3761.8464, O QUAL TEVE COMO VÍTIMA UMA SENHORA DE QUASE 80 ANOS, A QUAL, EVIDENTEMENTE, POR CONTA DA INVAÇÃO DE DOMICILIO SEGUIDA DE AMEAÇAS, FOI PARA NA CASA DE AUDE NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO, COM A PRESÃO NAS ALTURAS E, SEGUNDO OS ESPECILIALISTAS DA CASA, NÃO MORREU POR MUITO POUCO. SEGUNDO O BOLETIM DE OCORRENCIA Nº 11E0049001874 CONFECCIONADO PELA 18a. UNIDADESECCIONAL DE POLICIA CIVIL DE GARANHUNS, O FATO OCORREU NO ULTIMO DIA 17/09/2011 - ESPERAMOS AGORA QUE O DIGNO PROMOTOR DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE GARANHUNS PROPONHA UMA TRANSAÇÃO PENAL QUE CORRESPONDA A FORTUNA ACUMULADA PELAS PRATICANTES DO CRIME, AS QUAIS SÃO PROPRIETARIAS DA FAMOSA LOJA "VITRO JOIAS", LOCALIZADA NA RUA DOM JOSE, ALEM DE SEREM POSSUIDORAS DE VARIOS IMOVEIS POR TODA A CIDADE DE GARANHUNS (A MAIORIA EM NOME DO SEU ESPOSO E PAI, RESPECTIVAMENTE, SR. GENESI AUGUSTO DOS PASSOS), PROPORCIONANDO ASSIM A ALGUMA ENTIDADE DE ASSISTENCIA SOCIAL DE GARANHUNS O DIREITO QUE A LEI ASSIM ESTABELECE. (UMAS 1.000 CESTAS BASICAS AINDA SERIA POUCO, FACE AS POSSES DAS ACUSADAS E O CRIME PRATICADO). ALEM DE QUE, DEVEM AS MESMAS PRESTAR ALGUM SERVIÇO PUBLICO A COMUNIDADE, COMO CUIDAR DAS FLORES NOS JARDINS E PRAÇAS DA CIDADE. E QUE APRENDAM A LIÇÃO E RESPEITEM AS LEIS, PRINCIPALMENTE O ESTATUTO DOS IDOSOS.
ResponderExcluirVoce quer conhecer o jeito PT de governar,O MODUS OPERANDI,como se diz no sub-mundo da bandidagem.???
ResponderExcluir1-Assista,ouça e/ou leia na imprensa,O JULGAMENTO DO MENSALÂO.O esquema de roubo de dinheiro publico institucionalizado, com organização piramidal:Rouba-se em Brasilia e distribue-se para comprar votos no congresso, alimentar os partidos satélites e com isso manter-se no poder AD ETERNUM,modelo da MAFIA RUSSA.
2-Também tem-se que impor aos companheiros Prefeitos e Governadores: os Fornecedores, empreiteiros e prestadores de serviços amigos.Eles ganham contratos com preços super-faturados e drenam muito dinherio para os esquemas de enriquecimento dos cardeais do PT e para a manutenção do modelo hegemonico de governar do PT.
Lembram do GOV. do Edimilson Rodrigues quando era do PT.
Alguns exemplos:
-Empresa de coleta de lixo.
-Emparsanco que é de Ribeirão Preto, conhecida dos PALLOCI.
-Empresa de Onibus ou de multa de transito.
Lembram da Cristina Badini na CETEBEL.
-Empresas Construtoras na areas de Saneamento.
Lembram do Paseto.
No Governo Ana Julia, vamos parar por aqui.
A Delta fez estrada,viaduto,alugou carro para a policia.
E os esquema na SEDUC???
OBS:Ainda tem Professor, estudante, padre e Policial, que se acham inteligentes e gostam de se exibir que são PETISTAS.
Depois voltou para contar os esquemas de Santarém e Paraupebas.
Mas, para os PETISTAS corruptos são os outros.