domingo, 11 de julho de 2010
Candidatos admitem: não há clima
Campanha nos municípios atingidos pela cheia fica difícil neste momento
BRUNA SERRA Especial para a Folha
O universo de 97.373 mil eleitores de Palmares, Barreiros e Água Preta são disputados no voto a voto. Este ano, com a enchente que atingiu as cidades, não existe clima para a campanha eleitoral, entretanto, no dia 3 de outubro, os eleitores irão às urnas e os candidatos com base na Mata Sul sabem bem disso. Entre os estaduais com base na região está o deputado João Fernando Coutinho (PSB), correligionário do governador Eduardo Campos (PSB). Ele conta que ainda não sabe se será possível uma campanha eleitoral nas cidades, já que a situação é delicada. “Não tem clima! O que eu estou tentando fazer é me reforçar em outros municípios”, admite.
O socialista viveu de perto a tragédia. Estava em Água Preta quando o rio começou a subir. Fez alerta nas rádios locais, acompanhou o governador e os ministros do Governo Federal, que estiveram de passagem pelo local: Márcio Fortes, das Cidades, e João Santana, da Integração Nacional. Coutinho avalia que, como não haverá clima para campanha nestes municípios, a aposta deve ser desempenho dos parlamentares, durante o mandato.
“Tenho que apostar na minha postura nos quatro anos se quiser ser bem votado nestes municípios. Sei que trabalhei e tenho minha consciência limpa”, diz ele, que obteve 2.991 votos em Água Preta, 577 em Barreiros e 1.606 votos em Palmares.
Outro bem votado no município é o deputado Marcos Barreto (PMN). Por estar na lista dos ficha suja emitida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) não tentará reeleição, por isso a proposta é lançar o filho, Marcos Antônio Barreto Júnior, conhecido na região como Júnior Barreto (PMN). “Eu acredito que lá para setembro já seja possível fazer campanha por lá. A Justiça Eleitoral está trabalhando para que os colégios eleitorais estejam funcionando e podendo receber os eleitores”, afirmou o pai. Júnior Barreto tem 25 anos e foi vereador em Água Preta entre 2004 e 2008. Quando foi eleito em 2006, o pai obteve 5.100 votos em Palmares, 153 em Barreiros e 4.630 em Água Preta.
Clodoaldo Magalhães (PTB) é bem votado na Mata Sul. Deputado estadual em primeiro mandato, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, quatro anos atrás, ele foi o mais votado em Palmares, com 6.115 votos. Em Barreiros, obteve a preferência de 443 eleitores e em Água Preta, 1.337 votos.
“No momento não tem nem como se falar em política, a cidade está sendo limpa ainda. As pessoas não conseguiram voltar para suas casas. Não tem como, não existe momento eleitoral lá, é nulo. Não se sabe nem se a eleição lá vai transcorrer normalmente”, afirmou o petebista.
Entre os mais votados para ocupar a vaga de deputado federal nestes municípios estão Raul Henry (PMDB) e Ana Arraes (PSB), mãe do governador. Raul Henry foi o mais votado para federal em Palmares, onde contou com o voto de 5.169 eleitores. Já em Barreiros, a mais votada foi Ana Arraes, com 6.791 votos, assim como em Água Preta, onde obteve 3.068.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário