segunda-feira, 5 de julho de 2010

Festival de Inverno. Muito além da cultura popular



Fundarpe divulga programação completa do 20ª FIG, que homenageia as manifestações populares oferecendo uma programação ampla

Quem costuma aproveitar o mês de julho no Agreste pernambucano, já pode se programar para o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgou a programação do evento, que acontece de 15 a 24 deste mês. O 20º FIG homenageia os 50 anos do Movimento de Cultura Popular e reúne música, artes cênicas, cinema, artes visuais, oficinas e fóruns.
Há 17 polos para receber a programação, que na Praça Guadalajara começa com o espetáculo Pernambuco Nação Cultural e Alceu Valença. O dia seguinte destaca o samba com o encontro de Belo Xis e Neguinho da Beija-Flor (RJ) e o show de Gal Costa. Outras atrações nacionais como Paralamas do Sucesso, Móveis Coloniais de Acaju, Skank, Pitty, Beeshop (projeto solo de Lucas Silveira, do Fresno), MV Bill, Marcelo D2 e Elba Ramalho se apresentam durante a semana.

A Jovem Guarda tem seu dia reservado com The Fevers e Adilson Ramos junto a outros nomes da música romântica pernambucana.

Os artistas locais também estão na lista com atrações como Eddie, Trio Pouca Chinfra e Reginaldo Rossi. O mesmo palco recebe os cubanos de Septeto La Botija e o encerramento tem Jair Oliveira e Paulinho da Viola.

Já o Parque Ruber van der Linden destaca a música instrumental de SaGrama, Naná Vasconcelos, Camarones (RN), Guizado (SP), Henrique Annes e Beto Bandolim. A Catedral de Santo Antônio é o ponto da música erudita com a programação montada pelo Conservatório Pernambucano de Música e o 6º Virtuosi na Serra, que incluem o violonista Guilherme Calzavara e os dinamarqueses Sara Wallevik e Kim Bak Dinitzen.

O Parque Euclides Dourado concentra a maior parte dos polos, como o dedicado ao forró pelo qual passam Cláudio Rabeca e o mestre Luiz Paixão. No Palco Pop, atrações como Jam da Silva, o encontro de Mestre Galo Preto e Zé Brown, Wado, Devotos, Thiago Pethit, Lula Cortes e Sambada de Viola, projeto solo do pernambucano Sérgio Cassiano.

No Euclides Dourado também há o circo e o pavilhão de teatro e dança, que divide atrações com o Teatro Luiz Souto Dourado (também há intervenções pelas ruas). Espetáculos locais e nacionais integram a programação, que termina com a aula-espetáculo Concerto ao piano, de Ariano Suassuna, e a peça Mercadorias e futuro, de Lirinha. Também há apresentações no Palco Cultura Popular, na Avenida Santo Antônio (Centro) e na comunidade quilombola do Castainho.

O FIG integra o Festival Pernambuco Nação Cultural e é realizado pelo governo do Estado, por meio da Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns. A expectativa da prefeitura é que mais de 400 mil pessoas circulem pela cidade durante o evento.

Veja a Programação Completa:

Quinta-feira,15

Muendas de Pernambuco
Orquestra Popular do Recife
Espetáculo Pernambuco Nação Cultural
Alceu Valença

Sexta-feira, 16

Nação do Samba
Trio Pouca Chinfra
Gal Costa
Belo Xis com Neguinho da Beija-Flor

Sábado, 17

Rogério e os cabras
Dona Zefinha
Móveis Coloniais de Acaju
Skank

Domingo, 18

Banda Flash
Tarcys Andrade, Banda Labaredas e Geneci
The Fevers
Adilson Ramos

Segunda-feira, 19

Cascabulho
Gláucio Costa
Homenagem ao Mestre Camarão
Elba Ramalho

Terça-feira, 20

Paulinho Groove
Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
Septeto La Botija, Eva Grinan e Gabino
Reginaldo Rossi

Quarta-feira, 21

Karla Rafaella
Volver
Beeshop – Lucas/Fresno
Pitty

Quinta-feira, 22

Instinct Noise
Sandália de Prata
MV Bill
Marcelo D2

Sexta-feira, 23

Lucioly Maranhão
Ligiana
Eddie
Os Paralamas do Sucesso

Sábado, 24

Flávio Pontes e Banda
Patrícia Bastos
Jair Oliveira
Paulinho da Viola

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário