terça-feira, 13 de julho de 2010

UPE lança três novos cursos no interior. Garanhuns terá curso de medicina de graça.



A Universidade de Pernambuco (UPE) vai oferecer 3.580 vagas para o seu Vestibular 2011. Desse total, 20% são destinados aos alunos cotistas, oriundos de escolas públicas do estado (com exceção da rede federal). A grande novidade deste ano é a oferta de 110 novas vagas, todas para cursos criados no interior do estado. Ao todo são 44 cursos de graduação.

As aulas das novas graduações terão início no segundo semestre do ano que vem: direito (50 vagas), odontologia (20 vagas) e medicina (40 vagas). Os dois primeiros serão ofertados no campus de Arcoverde. Já a graduação de medicina vai contemplar os estudantes do campus de Garanhuns.

As inscrições para a seleção serão realizadas em duas etapas. Do dia 15 ao dia 30 de julho, ocorrerão as inscrições para os cotistas. Os demais feras podem se inscrever de 31 de julho a 15 de agosto. As duas inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da UPE, através do endereço eletrônico www.upenet.com.br/vestibular.


No primeiro ano em que a universidade é totalmente gratuita, sem cobrança de qualquer mensalidade, a taxa de inscrição custa R$ 100 e deve ser paga em qualquer casa lotérica da Caixa Econômica Federal, em todo território nacional. O pedido de isenção da taxa de inscrição deve ser informado no ato da inscrição, através do Número de Inscrição Social (NIS), cadastro nacional instituído pelo Governo Federal para as pessoas que possuem renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.


O critério para concorrer ao sistema de cotas (20% das vagas de todos os cursos de graduação da UPE, por entrada e turno) permanece o mesmo do ano passado. O sistema define como cotista aquele candidato que cursou, integral e exclusivamente, o ensino fundamental (II segmento – 5a à 8a séries) e o ensino médio em escolas públicas estaduais ou municipais do Estado de Pernambuco. Não são considerados cotistas estudantes oriundos de instituições federais ou filantrópicas.Diferentemente do que acontecia até o ano passado, quando o candidato dito cotista que não comprovasse suas condições era transferido para a seleção geral, este ano ele será eliminado definitivamente do processo.

As provas acontecem numa única etapa, nos dia 28, 29 e 30 de novembro deste ano e o resultado deve ser divulgado até o dia 21 de dezembro de 2010. Outras informações (81) 3183-3710 / 3752 / 3719.



Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

2 comentários:

  1. INICIALMENTE O CURSO DE MEDICINA, NO SEU PRIMEIRO ANO, EM GARANHUS SERÁ GRATUITO. PODERIA INFORMAR QUAL O VALOR MAIS OU MENOS DA MENSALIDADE, DEPOIS DO PRIMEIRO ANO? AGRADECIDO.

    VIDALBRITO@IG.COM.BR

    ResponderExcluir
  2. Eu só acredito que este curso virá realmente para Garanhuns quando eu ver ele funcionando , pois dizem que a pressão para ele ir para Serra Talhada é muito grande , pois lá tem deputado forte. Lembrem-se que Caruaru já acabou com o nosso curso de medicina particular. Só falta agora perder para Serra Talhada.

    ResponderExcluir