quinta-feira, 3 de junho de 2010

Caruaru X Garanhuns

Foto: Caruaru

Foto:Garanhuns

De passagem por Caruaru, antes de seguir viajem para minha amada Garanhuns, gastei algumas horas conversando com um grande amigo sobre desenvolvimento urbano. Garanhuns e Caruaru lógico foram os temas. Fiquei impressionado com a pujança e o ritmo de crescimento da cidade do mestre vitalino. Para os srs terem uma idéia, só na área de serviços e construção civil o indice de desenvolvimento estão batendo recordes. Fazendo inveja a muitos grandes centros do país. Informações do SINDLOJA dão conta de que cerca de 35 novos projetos de prédios residenciais com mais de 10 andares estão em andamento. Fora outras dezenas com andares inferiores e condominios de alto luxo como a franquia ALFHAVILE. Caruaru definitivamente entrou com força total na verticalização. O caruaruense está trocando as residências por apartamentos. A oferta de imóveis está garantida para os habitantes da terra do forró. O comércio de material de construção está em verdadeira ebulição. Para atender tamanha expansão, novas ruas e avenidas estão sendo construidas, saneadas e pavimentadas.
Saindo da construção civil, caruaru deverá implantar ao longo deste ano e do próximo cerca de 15 novos empreendimentos em seu distrito industrial, aproveitando a privilegiada duplicação das BRs que cortam suas divisas. Se transformando definitivamente em um Leão de desenvolvimento.
Agora, vamos para nossa querida Garanhuns. Acompanhando os noticiários de blogs e jornais, chegamos a seguinte constatação. Nossa cidade tá muito longe de alcançar nossa vizinha caruaru em relação a verticalização da construção civil, pois por aqui, o plano diretor do municipio não permite de maneira alguma a contrução de imóveis acima de 02 andares. Garanhuns definitivamente está fadada a se tornar uma cidade NANICA, perdendo a oportunidade de oferta de recursos que financiam essa industria. Com isso os terrenos, alugueis e imóveis em Garanhuns estão beirando os patamares de cidades Londrinas. Pois a oferta é infinitamente menor que a demanda. Um grande contracenso em relação ao momento econômico histórico pelo qual Pernambuco e o Brasil estão passando.
Em relação a implementação de novas industrias por aqui, tá cada vez mais dificil. Garanhuns sequer tem um distrito industrial. Não dispõe de uma politica de incentivos
que possam atrair novos investidores. O comercio continua o mesmo, sem apresentar também crescimento ou surgimento de novos negócios.
Diante do exposto acima, me pergunto. Onde estão nossa classe politica? Quais são os projetos de desenvolvimento destes srs para com Garanhuns? Quais suas opiniões e seus argumentos para explicarem tamanho engessamento do desenvolvimento da nossa cidade? Afinal, como explicar para o povo e seu eleitorado o porque de Garanhuns continuar atolada na politica pequena do feijão com arroz? O Brasil tornou-se uma potência econômica, Pernambuco um tigre asiático, e Garanhuns? uma zebra Aficana? Pelo amor de Deus Façam alguma coisa. URGENTE!

5 comentários:

  1. COSTUMO DIZER QUE PRECISAMOS(ATRAVÉS DO VOTO), ENTREGAR O COMANDO DESSA PREFEITURA A HOMENS DE UMA ENVERGADURA MORAL DO PORTE DE UM ALEXANDRE MARINHO E Dr. MÁRCIO QUIRINO. SÃO HOMENS PROBOS, EXPERIENTES E DE VISÃO LARGA E, AINDA POR CIMA, GARANHUENSES DA GEMA........

    ResponderExcluir
  2. Garanhuns, a cada noticia postada na imprensa, parece não ter mais jeito. Onde já se viu proibir a verticalização das construções? Isso é um contrasenso muito grande. È caminhar em sentido contrário ao desenvolvimento. Já que as politicas de desenvolvimento para a cidade não existem, então porque inventar leis que emperram o crescimento? É muita INCOMPETÊNCIA em um só lugar. Deus nos livre.

    Ana Patricia Almeida
    Garanhuns-Recife

    ResponderExcluir
  3. garanhuns cada dia mais lindo

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. "A força da grana que ergue e destrói coisas belas". Caetano foi preciso com essa frase, enquanto muitos se embriagam com prédios que rasgam o céu esquecem que esse mesmo rasgar destrói muitas outras coisas belas. E, sabiamente, diga-se de passagem, Garanhuns está fazendo o que muitos municípios não fazem. Ficar submissa a invasiva verticalização. Daqui há algumas décadas ela se destacará por esta iniciativa. PARABÉNS!

    ResponderExcluir