segunda-feira, 7 de junho de 2010

Números que agitam


Do Diário:

Os 61% de intenção de votos creditados ao governador Eduardo Campos (PSB) para esta sucessão estadual contra os 30% alcançados pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), na pesquisa do Instituto Exatta, não surpreendem na medida em que estes números acompanham uma tendência também revelada em consultas anteriores feitas por outros institutos.

Mesmo assim são percentuais reveladores: é grande, muito grande, a distância que separa os dois principais concorrentes ao governo do estado, devendo-se salientar, no entanto, que faz só um mês que Jarbas assumiu sua candidatura, enquanto Eduardo está em ação, praticamente, há quatro anos. Agora, o que surpreende mesmo são os números referentes à corrida pelas duas vagas do Senado: Marco Maciel (DEM), com 45%, e Humberto Costa (PT), com 44 %, assumem a liderança disparada e, se continuarem nessa escalada, só resta saber qual dos dois será o mais votado, o que confirma o que foi dito por esta coluna no domingo passado. Os dois se mantêm praticamente com percentuais bem próximos em todas as regiões do estado, sendo que Maciel lidera em todas as regiões, com exceção do Sertão do São Francisco, onde Humberto assume a liderança.

Este cenário, claro, é altamente negativo para o segundo provável candidato ao Senado na chapa de Eduardo, o deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB), que alcançou apenas 18% das intenção de votos, um percentual desanimador para quem está em campanha há bem mais tempo do que o seu companheiro de chapa, Humberto Costa. Por fim, uma prova de que eleição é, de fato, uma caixa de surpresa, o deputado federal Raul Jungmann (PPS), apontado como candidato para a segunda vaga do Senado na chapa de Jarbas, aparece com 11% - algo muito elevado para quem ainda não mostrou a cara para o eleitorado. Com este percentual de Jungmann, a oposição pode até suspirar mais aliviada e, quem sabe, deixar de lado a presença de um tucano na chapa majoritária. Isso posto, a pesquisa do Instituto Exatta deixa dois recados do eleitorado: Eduardo vai ter que trabalhar muito para eleger Armando Neto como seu segundo senador, e Jarbas terá que se transformar num gigante para encostar em Eduardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário