domingo, 6 de junho de 2010
Dilma em ascensão, Serra em queda
Do JB
A mais nova pesquisa nacional do instituto Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, divulgada ontem, mostra o tucano José Serra e a petista Dilma Rousseff polarizando a disputa. Ambos aparecem empatados na sondagem espontânea tanto para cenários do primeiro turno quanto para o segundo. Serra e Dilma surgem com 37%, e Marina Silva (PV), em terceiro, com 9%. Em relação à pesquisa anterior do Ibope, feita em abril, antes da propaganda dos dois principais pré-candidatos no rádio e na TV, Dilma subiu cinco pontos percentuais, e Serra caiu três. Brancos e nulos chegam a 9%.
Dilma ultrapassa Serra, no entanto, na sondagem espontânea: tem 19% contra 15% do tucano. Para um eventual segundo turno, Serra e Dilma empatariam hoje em 42%. Na pesquisa Ibope de abril, o placar era de 46% a 37%.
O instituto acredita que os números em ascensão de Serra e Dilma devem-se principalmente às recentes aparições dos pré-candidatos em programas partidários nas últimas semanas.
Cerca de um quarto do eleitorado disse ter assistido o programa de um ou de outro.
A propaganda do PT, no entanto, leva vantagem quando o entrevistado é incitado a opinar. O Ibope ouviu 2.002 entrevistados em 141 cidades, entre os dias 31 de maio e 3 de junho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário