segunda-feira, 17 de maio de 2010

CNT/Sensus mostra Dilma e Serra empatados


Por Maurício Costa Romão
(blog do Maurício Romão)
para o Acerto de Contas


Pesquisa de intenção de votos divulgada hoje pelo Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNT), mostra a ex-ministra Dilma Rousseff dois pontos de percentagem à frente de José Serra: 35,7% contra 33,2% (vide Gráfico). Como a margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, registra-se empate técnico entre os dois pre-candidatos.

Marina Silva aparece em terceiro lugar com 7,3% das intenções de voto e outros pré-candidatos (que não aparecem no Gráfico abaixo, por simplificação) somararam apenas 2,1%.

Os resultados do Sensus reproduzem a mesma configuração da pesquisa Vox Populi divulgada neste blog no fim de semana: Dilma à frente de Serra pela primeira vez nos levantamentos dos dois institutos, embora em ambos haja empate técnico entre os dois postulantes.

Os altos índices de aprovação de Lula (83,7%) e do seu governo (76,1%) podem ser apontados como fatores determinantes do desempenho de Dilma Rousseff nas duas pesquisas recentes. Note-se que essas pesquisas foram realizadas aproximadamente 30 dias após o lançamento da pré-candidatura de José Serra (10 de abril), período no qual o tucano teve, assim como a ministra, grande exposição na mídia.


A cinco meses da eleição, é impossível fazer qualquer previsão mais embasada sobre provável vencedor. A prudência recomenda aguardar outras fotografias de momentos para se tentar vislumbrar alguma tendência.

Observação: as pesquisas mostradas no Gráfico são estritamente comparáveis porque (1) o Sensus usa a mesma metodologia nas pesquisas nacionais, tanto quando é contratado pela CNT, quanto por outra entidade ou veículo de comunicação; (2) nos discos apresentados aos entrevistados não aparecia o nome do então pré-candidato Ciro Gomes (daí porque os números do Gráfico podem eventualmente diferir dos apresentados por algumas publicações).

Autor: Pierre Lucena - 17/05/10 às 17:42

Nenhum comentário:

Postar um comentário