terça-feira, 18 de maio de 2010

Lula Consolida no Irã a sua condição de lider mundial



Do Blog do Inaldo Sampaio
Fogo Cruzado
Lula consolida no Irã a sua condição de líder mundial

1) Para quem deixou Caetés (PE), num pau-de-arara, em 1952, com a mãe, Dona Lindu, e sete irmãos, em direção a São Paulo, ter chegado à presidência da República 50 anos depois (2002) com apenas o curso primário no currículo já seria motivo suficiente para cravar o seu nome na História.

2) Mas esta não foi a única façanha extraordinária deste extraordinário pernambucano chamado Luiz Inácio Lula da Silva, que o presidente Barack Obama (EUA) definiu como “o cara” e o senador José Serra (PSDB) entende encontrar-se “acima do bem e do mal”.

3) Na hora em que os principais líderes mundiais, com respaldo da ONU, articularam-se em bloco para “isolar” o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, da comunidade internacional, pelo fato de aquele país encontrar-se desenvolvendo um programa nuclear que poderia resultar na bomba atômica, o presidente Lula encarou o problema com outros olhos.

4) Ele achou que era um erro “isolar” o presidente iraniano, porque, acuados, os fanáticos aiatolás daquele país constituiriam um perigo maior para a humanidade. E tratou de cair em campo por sua própria conta e risco. Sofreu críticas duras em seu próprio país por ter recebido em Brasília o presidente Ahmadinejad e também por ter decidido ir a Teerã colocar o guiso no pescoço da fera.

5) Sua iniciativa foi recebida com desconfiança por alguns chefes de estado (o da Rússia, por exemplo) e vista como um gesto de ingenuidade por outros (Hillary Clinton, por exemplo). Mas ele foi em frente e conseguiu arrancar um acordo com o presidente do Irã e o premier da Turquia, Recep Erdogan, pelo qual os aiatolás aceitaram as regras impostas pela Agência Internacional de Energia Nuclear.

6) Resultado: o mundo teve suas atenções voltadas para o presidente do Brasil nos últimos três dias e, independentemente de o acordo idealizado por ele continuar sendo visto com desconfiança pelas grandes potências mundiais (EUA, Rússia, China, França, Alemanha, etc.), o saldo já foi positivo para nós.

7) Como não sentir orgulho desse pernambucano, repentinamente alçado à condição de líder mundial, apesar de sermos um país em desenvolvimento? Afinal, no dia em que o acordo foi celebrado em Teerã estavam naquele país, ávidos por uma fotografia do encontro, 1.200 jornalistas mundo inteiro.

8) Como bem escreveu ontem o articulista da Folha de São Paulo, Jânio de Freitas, secundado no Senado pelo não petista Pedro Simon, “foi um trabalho muito positivo para a elevação do Brasil no planeta”.

9) Pena que o ex-presidente FHC não se conforme com o fato de Lula ter muito mais prestígio internacional do que ele, que é igualmente cidadão do mundo. Sobre o fato de Dilma Rousseff ter declarado que Lula marcara um “gol” no Oriente Médio, FHC saiu-se com esta: “Não sei (se foi um gol) porque cheguei hoje do México. É preciso ouvir os verdadeiros juízes para ver se foi um gol mesmo, ou se houve impedimento”.

10) Inveja também é pecado, presidente Fernando Henrique Cardoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário